Pesquisa divulgada nesta quarta (18) pela Quaest mostra que as eleições para prefeito do Rio de Janeiro podem estar começando a sofrer uma reviravolta conforme se aproxima a data do pleito. De acordo com o levantamento, o prefeito Eduardo Paes (PSD), que tenta a reeleição despencou sete pontos percentuais, enquanto seu principal adversário na pesquisa, Delegado Ramagem (PL), subiu cinco pontos em relação ao levantamento do dia 11 de setembro. Candidato de Lula, o prefeito Eduardo Paes agora tem 57% das intenções de voto. Antes tinha 64%. Ramagem tem 18% – antes tinha 13%.
Tarcísio Motta (PSOL) segue em terceiro, permanecendo com 4%. Cyro Garcia (PSTU) aparece em seguida, com 2%. Rodrigo Amorim (União), Marcelo Queiroz (PP) e Carol Spnza (Novo) têm 1%. Henrique Simonard (PCO) não pontuou. Os indecisos são 6% e 10% disseram que vão anular ou votar em branco. Esses números levam em conta o cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados pelos entrevistadores aos participantes.
Pesquisa estimulada
- Eduardo Paes (PSD): 57% (tinha 64% em 11 de setembro)
- Alexandre Ramagem (PL): 18% (tinha 13%)
- Tarcísio Motta (PSOL): 4% (tinha 4%)
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 1% (tinha 1%)
- Cyro Garcia (PSTU): 2% (tinha 1%)
- Marcelo Queiroz (PP): 1% (tinha 1%)
- Carol Sponza (Novo): 1% (tinha 1%)
- Juliete Pantoja (UP): 0% (tinha 1%)
- Henrique Simonard (PCO): 0% (tinha 0%)
- Em branco/nulo/nenhum: 10% (eram 8%)
- Indecisos: 6% (eram 6%)
Crescimento de Ramagem
O crescimento do candidato bolsonarista já era esperado pelos organizadores de sua campanha, visto o grande número de eleitores indecisos apontados pelas últimas pesquisas espontâneas. Eles apostam também na propaganda eleitoral e no fato dos brasileiros sempre deixarem suas escolhas para a última hora.
Esta é a segunda rodada da pesquisa Quaest após o início da propaganda eleitoral. O diretor da Quaest, Felipe Nunes, afirmou ao g1 que o crescimento de Ramagem está ligado ao fato de que ele agora é mais facilmente indicado como o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nunes disse que em agosto apenas 27% sabiam que Ramagem era apoiado por Bolsonaro e que agora em setembro esse número subiu para 54%. “Isso tem sido fundamental para a mudança desse cenário no Rio de Janeiro”, avaliou.
Pesquisa espontânea
- Eduardo Paes (PSD): 33%
- Alexandre Ramagem (PL): 12%
- Tarcísio Motta (PSOL): 3%
- Carol Sponza (Novo): 0%
- Cyro Garcia (PSTU): 0%
- Juliete Pantoja (UP): 0%
- Marcelo Queiroz (PP): 0%
- Rodrigo Amorim (União): 0%
- Indecisos: 49%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 3%
Contratada pela TV Globo, a pesquisa entrevistou presencialmente 1.140 eleitores de 16 anos ou mais no Rio, entre 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada com o número: RJ-02944/2024.