Mulher no volante… : deputados aprovam campanha contra discriminação das mulheres no trânsito

coisasdapolitica.com

A campanha “Mulher no Volante Segurança Constante” pode ser instituída no Estado do Rio. O objetivo é o enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência contra a mulher no trânsito. A campanha consta no Projeto de Lei 27/23, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (19/03), em primeira discussão. A medida precisa passar por uma segunda votação em plenário.

De acordo com o texto, o Governo do Estado deverá divulgar informações sobre o assédio, preconceito de gênero e outros atos discriminatórios contra as mulheres no trânsito, disponibilizar os telefones de órgãos públicos responsáveis pelo acolhimento e atendimento das mulheres, por meio de cartazes informativos, incentivar a denúncia das condutas tipificadas, promover a conscientização do público e dos profissionais sobre quaisquer atos discriminatórios ou violentos à mulher no volante, além de disponibilizar o acesso aos materiais dos órgãos públicos que atuem no acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher no trânsito.

“O trânsito é, lamentavelmente, apenas um dentre os incontáveis espaços onde violências e preconceitos de gênero acontecem. As mulheres sofrem preconceito no trânsito e são vítimas de um histórico processo de discriminação e desrespeito. Supostamente elas não teriam as mesmas habilidades racionais e técnicas que os homens têm para conduzir, haja vista que seu espaço é o doméstico. Acumulam-se as anedotas que reforçam esse estigma e sempre tem alguém com uma piada pronta para satirizar uma mulher que, por alguma razão, cometeu algum erro no volante”, lamentou Martha Rocha.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress