Ocupando quase a posição de lanterna, o Estado do Rio é o terceiro que menos cadastrou a biometria dos eleitores. Com apenas 65% de cadastros, fica atrás apenas de Minas Gerais (62%) e Espírito Santo (55%). Piauí, com quase 94%, lidera e está perto de concluir a biometria.
No Rio, a situação é pior na capital, com apenas cerca de 60% de eleitores com biometria e dois milhões sem o cadastro. Pensando em mudar esta realidade, já que a biometria traz mais segurança para o processo eleitoral, o TRE-RJ lançou, nesta segunda-feira (22) uma campanha para atrair os atrasados.
Os eleitores fluminenses que não estejam biometrizados podem procurar um dos 165 cartórios eleitorais ou uma das 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor, além dos dez guichês de atendimento do TRE-RJ montados no Acesso C da estação Carioca/Centro para agilizar o processo.
O objetivo é tentar concluir todos os cadastros que faltam até o próximo dia 8 de maio. Mas, como a biometria não será cobrada nestas eleições de 2024 e carioca deixa tudo para última hora,… sei não.
*imagem/Wilson Dias/ABr