O tenente-coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro Vagner Ferreira Nascimento recebeu nesta segunda (22) a Medalha Pedro Ernesto, principal honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio. Promovido a tenente-coronel em 2022, ele construiu carreira marcada por atuação operacional, planejamento, inteligência e comando de unidades estratégicas da Polícia Militar.
Ao longo de mais de duas décadas de serviço, Vagner passou pelo Batalhão de Ações com Cães, atuou em seções de inteligência e análise criminal e exerceu funções de comando e subcomando em diferentes batalhões, como o 16º BPM, 3º BPM, 17º BPM, 6º BPM e 14º BPM. Também teve passagem pelo Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios, onde participou da organização da segurança de grandes eventos esportivos. Atualmente, o oficial está à frente do 3º Batalhão da Polícia Militar.
Em seu discurso, o tenente-coronel agradeceu à família, aos colegas de farda e à Câmara pelo reconhecimento. Ele afirmou que a medalha simboliza o trabalho prestado à sociedade e lembrou que o policial também é usuário do serviço que oferece. “A gente presta um serviço no qual nós também somos clientes”, disse.
A solenidade concedida pelo vereador Felipe Boró (PSD) reuniu oficiais da PMERJ, familiares, representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e integrantes da área de segurança pública. Entre eles, o coronel Rubens Castro Peixoto Júnior, comandante do Comando de Polícia Ambiental; o tenente-coronel Sandro Ferreira Alves, subcomandante do 3º BPM; e Janete Allen, primeira secretária do Conselho de Segurança da 3ª Área Integrada de Segurança Pública.
Vagner já foi condecorado com a Medalha Tiradentes, maior honraria da Alerj, por iniciativa da deputada Índia Armelau (PL). Também recebeu condecorações como a Medalha Marechal Zenóbio da Costa, a Medalha Sangue de Heróis e a Medalha de Mérito Cinófilo, em grau ouro.
