Os deputados Dimas Gadelha (federal) e Zeidan (estadual), prováveis candidatos do PT nas eleições 2024, andam anunciando por aí que se forem eleitos deverão contar com uma fatia dos bilionários repasses dos royalties do petróleo para Maricá, o município primo rico. Gadelha deve vir candidato a prefeito em São Gonçalo e Zeidan em Itaboraí.
Gadelha e o também deputado federal Whashington Quaquá, que já foi prefeito de Maricá e deve tentar novo mandato, apresentaram em Brasília o Projeto de Lei 4.504, que tem como objetivo garantir a distribuição de royalties para impulsionar o desenvolvimento regional equilibrado.
A ideia é que os municípios produtores de petróleo destinem uma parcela mínima dos seus royalties para os municípios vizinhos, através de programas que tenham como justificativa o desenvolvimento de toda a região. Em se tratando dos royalties de Maricá, mesmo uma parcela mínima significa muito dinheiro.
O projeto já foi aprovado na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. Agora, segue para aprovação na Comissão de Finanças e Tributação e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.