Tem luz no fim do túnel no processo de despoluição da Lagoa de Araruama. Nesta semana começaram as obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, após o deputado estadual Dr. Serginho levar o problema para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj.
Nesta quinta-feira (28), o parlamentar tem encontro marcado com os “Amigos do Peró”, para anunciar que cobrará o saneamento básico do bairro como prioridade na revisão quinquenal da concessão da Prolagos.
O esgoto comprometeu o lençol freático do Peró, cuja praia tem a Bandeira Azul (certificado internacional de qualidade ambiental), e é lançado in natura no Canal do Itajuru, poluindo a Ilha do Japonês, a Lagoa de Araruama e a Praia do Forte. Como o miolo do bairro fica no plano mais baixo, os esgotos não chegam na orla da praia, que tem 7,2 quilômetros de extensão.
“O Peró tem uma praia belíssima, mas a população e os turistas sofrem com a falta de saneamento básico, drenagem e tratamento de esgotos, além das altas tarifas cobradas pela Prolagos”, disse o parlamentar.
Moradores de ambientalistas tentaram em vão o apoio da Prefeitura de Cabo Frio para promover o saneamento do bairro.
“O ideal é que o deputado, através da comissão parlamentar, cobre da agência reguladora, a Agenersa, metas e prazos da concessionária Prolagos para resolver o problema do saneamento do Peró, que também causa impactos na Lagos de Araruama e outras praias de Cabo Frio”, sugeriu o biólogo Paulo Bidegain.