Sem picanha: situação financeira piora e popularidade de Lula cai, aponta pesquisa

Jefferson Lemos

A picanha prometida durante a  campanha eleitoral parece ter ficado só no cheiro, afinal a popularidade do presidente Lula não para de cair. Levantamento do Paraná Pesquisas que acaba de sair da chapa mostra que mais da metade da população (51%) desaprova a gestão do petista. Ao todo, 42% a consideram ruim (31,3%) ou péssima (11%). Em agosto de 2023, apenas 30% consideravam a gestão Lula ruim (7%) ou péssima  (23,7%). 

Entre os entrevistados desta última pesquisa, 30,5% disseram que a situação financeira piorou, contra apenas 23,8% que afirmaram que melhorou.  Na pesquisa anterior, de julho deste ano,  25% disseram na ocasião que piorou e 26,8% que melhorou. Os números falam por si: com menos dinheiro no bolso, fica mais difícil garantir à tão prometida e sonhada picanha na mesa do trabalhador. 

A piora financeira não tem lado,  atingindo ambos os sexos. Segundo o levantamento, 34,2% dos homens disseram que a  situação piorou, contra apenas 22,5% que disseram que melhorou. Entre as mulheres 27,2 afirmaram que piorou, ante 25,1% que disseram que melhorou.

Por regiões, no Sul 37,4% avaliam que a situação financeira  piorou no governo Lula, contra apenas 17,5% que disseram que melhorou. Nas regiões Norte e Centro Oeste, a sensação de piora é praticamente a mesma, com 37,3 que disseram que piorou e 23,9% que afirmam que melhorou. No sudeste, a situação piorou para 31,1 % e melhorou para apenas 18,9%. 

Somente na Região Nordeste, que tem se mostrado nas últimas eleições reduto eleitoral do presidente Lula, a situação é diferente: 34,7% responderam que melhorou, contra 22,4% que afirmam que piorou.

A pesquisa foi realizada de 21 a 25 de novembro de 2024 nas 27 unidades da Federação com 2.014 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
plugins premium WordPress