Reduzir pela metade a violência nas estradas num prazo máximo de 10 anos. Esta é a meta da Política Estadual de Redução de Mortes e Acidentes no Trânsito, prevista no Projeto de Lei Nº 3366A (2020), do deputado Danniel Librelon (REP) aprovado nesta semana pela Alerj.
A matéria, além de autorizar o Governo a nova instituir a nova política estabelece metas. Ao final do período de dez anos, deverá ser reduzido, no mínimo à metade, o índice estadual de mortes por grupo de veículo e o índice estadual de mortos por grupo de habitantes no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente nas estradas Federais do Estado, entre janeiro até a primeira quinzena de março deste ano, ocorreram mais de 1,5 mil acidentes, que deixaram 68 mortos e mais de 1 mil feridos.
“O intuito é promover a segurança e a proteção dos cidadãos nos próximos anos utilizando a ferramenta da estatística para um melhor planejamento de ações de prevenção e de suporte, tomando o trânsito mais seguro e poupando vidas”, destacou o deputado, que é coordenador da Frente Parlamentar de Humanização e Atenção nos Serviços Públicos.
O Governador Cláudio Castro tem um prazo de 15 dias para sancionar ou vetar o projeto.