O governador Cláudio Castro subiu a serra nesta sexta-feira (22) à noite para acompanhar o resgate das vítimas do desabamento de uma edificação no bairro Independência, em Petrópolis, que deixou três mortos e dois desaparecidos. Quatro pessoas foram retiradas com vida dos escombros do imóvel, que veio abaixo com as fortes chuvas que caíram na Região Serrana.
“O Corpo de Bombeiros já está atuando no local, inclusive com o auxílio dos cães farejadores auxiliando nas buscas”, disse Castro, ainda a caminho da Cidade Imperial.
O governador afirmou que mobilizou toda a estrutura do Estado para auxiliar e dar suporte à população afetada.
“Enfrentamos uma situação crítica devido às chuvas intensas e o transbordamento do Rio Quitandinha. Estou no Corpo de Bombeiros, de onde nossas equipes vão coordenar ainda mais de perto toda a busca por desabrigados e a mobilização por desaparecidos”, declarou.
Nos últimos 50 anos Petrópolis vem enfrentando deslizamentos e alagamentos causados pelas chuvas, agravados pelos sucessivos governos que permitiram um processo de favelização desenfreada na cidade, sobretudo em áreas propensas a tragédias climáticas.
Há pouco mais de dois anos, 242 pessoas morreram na cidade em função das chuvas, numa das maiores tragédias ocorridas no município.