O bairro de Icaraí, em Niterói, será palco nesta quinta-feira (28) de um ato que visa coletar assinaturas para um abaixo-assinado em apoio ao Projeto de Lei 13/2024, que estabelece a internação compulsória de dependentes químicos que se encontram em situação de rua.
A mobilização acontece a partir das 9h, na Rua Moreira César, esquina com Lopes Trovão. No bairro, um porteiro de escola foi assassinado por um morador de rua há cerca de um mês. Quando tentava evitar que pertences de funcionários fossem levados, ele foi atacado a facadas.
Segundo o vereador Douglas Gomes (PL), autor do projeto, a iniciativa visa garantir o tratamento e a reinserção social dos moradores de rua usuários de drogas, cujo número vem crescendo drasticamente no município de Niterói e ameaçando a segurança da população, visto que alguns deles cometem furtos e roubos para sustentar o vício.
“É de conhecimento geral que as substâncias entorpecentes ilícitas causam um mal social, colocando a saúde individual e pública em risco, além de onerar os cofres públicos”, justifica Douglas Gomes, que se inspirou em uma iniciativa semelhante no município de Chapecó, que teve sucesso.