Para ajudar as vítimas da tragédia no sul do País, o líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), apresentou o Projeto de Lei 1848/2024, que cria o “Programa Cartão Casa”. A proposta garante a concessão de subvenção econômica para aquisição de móveis e eletrodomésticos como geladeira e fogão, essenciais à sobrevivência de famílias em áreas atingidas por desastres.
O projeto de lei é também uma resposta ao anúncio feito pelo presidente Lula no Rio Grande do Sul, onde prometeu o pagamento de R$ 5,1 mil para mais de 200 mil famílias atingidas pelas chuvas.
“É muito bom, mas é muito pouco”, ressalta Altineu Côrtes, lembrando que eventos climáticos extremos com consequências desastrosas têm ocorrido com frequência no País, resultando em perdas de vidas e de estruturas urbanas.
“Não podemos deixar de pensar que, após reconstrução de suas moradias, as famílias atingidas precisam de todo um mobiliário mínimo para que possam reconstruir suas vidas”, justifica o parlamentar, afirmando que cabe ao Congresso Nacional contribuir de forma enérgica para que as famílias consigam se reerguer diante de uma catástrofe que lhes desestruturou.
Apresentado no último dia 15, o PL 1848/2024 ainda aguarda o despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
- imagem Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados