Inteligência Artificial vai ajudar na análise do registro de candidaturas no Rio

coisasdapolitica.com

A Inteligência Artificial como ferramenta capaz de agilizar a avaliação das candidaturas nas eleições municipais deste ano foi o tema da reunião realizada pelo Ministério Público do Estado (MPRJ) e a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio (PRE/RJ), nesta segunda-feira (27/05), no gabinete do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. Na ocasião, o MPRJ apresentou à PRE/RJ o projeto do Robô do Registro de Candidatura.

A plataforma, em desenvolvimento, utiliza recursos de inteligência de dados e automatização de processos para otimizar e tornar mais célere o processo de avaliação e eventual impugnação dos registros de candidaturas pelos promotores de Justiça. O Robô do Registro de Candidatura permitirá que os promotores eleitorais melhor visualizem e gerenciem a análise das candidaturas.

O desenvolvimento toma por base o problema de um grande número de candidatos para análises em curto prazo das condições legais de elegibilidade. Pela legislação, os promotores eleitorais têm apenas cinco dias para análise de 32 hipóteses legais a contar do envio das informações do candidato à Justiça Eleitoral.

A solução apontada busca consolidar as análises em uma base, que reúna dados dos Tribunais de Contas do Estado e da União, dos Tribunais Regionais e Superior Eleitoral, do Conselho Nacional de Justiça, entre outros, que permitam, por meio da plataforma, a emissão de alertas para análise de candidaturas.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress