Enquanto o deputado federal Bebeto (PP-RJ) viaja pela Europa com a família, dois homens que se apresentaram como seus assessores parlamentares foram presos no fim da noite desta quinta (25) com um carro clonado com placa falsa de veículo oficial e giroflex. No interior do carro foi encontrada uma maleta com uma pistola e três carregadores municiados.
O veículo, um Jeep Compass, foi interceptado pela PRF na Rodovia Presidente Dutra, quando seguia do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, para São Paulo, quando se dirigia à casa de um dos ocupantes do veículo, com o giroflex ligado. A placa preta do carro tinha a seguinte inscrição: “Brasília – DF Secretaria de Cerimonial Câmara dos Deputados”. Por baixo desta placa havia outra, de veículo comum.
Segundo a PRF, o carro clonado havia sido roubado no último dia 22, como consta em boletim de ocorrência na 20ª DP (Vila Isabel). A pistola estava registrada no nome de um dos assessores, que não possui porte de arma.
Ainda segundo a PRF, ao ser questionado, o motorista, de 33 anos, afirmou desconhecer as irregularidades. Ele disse que o veículo era alugado e não sabia que precisava de porte da arma, alegando “mudanças na legislação”.
O caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna), na Zona Norte do Rio. O deputado Bebeto divulgou nota sobre o caso. Confira a seguir:
“Informo que Rafael Oliveira, lotado em meu gabinete, exercia a função de Assessor de Comunicação. Desconheço qualquer envolvimento de Rafael em atividades ilícitas. Assim que tomei conhecimento dos fatos, solicitei de imediato a exoneração do assessor, a qual foi efetuada hoje 26 de julho de 2024 (sexta-feira). Esclareço ainda que Samuel Lúcio Gonçalves Couto não é lotado no
gabinete.
Quanto ao carro que estava sob o domínio deles, esclareço que não há nenhum vínculo com o meu mandato.
Reitero que jamais me envolvi em atos ilícitos e repudio qualquer tipo de crime e sempre prezei pela idoneidade dos servidores que trabalham comigo.
Sem mais no momento, coloco meu gabinete à disposição para quaisquer esclarecimentos”.
- Imagens: Divulgação PRF e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados