A Faetec de Seropédica iniciou as aulas de dez novos cursos nesta terça-feira (30), entre eles, o de Instalação de Energia Solar Fotovoltaica. Considerado estratégico pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, o curso faz parte de um projeto do secretário Anderson Moraes para a redução de custos operacionais em empresas e na administração pública.
“A qualificação em Instalação de Energia Solar Fotovoltaica atende a uma demanda dos trabalhadores do estado do Rio, diante do crescimento dos investimentos nesta fonte energética e da escassez de mão de obra qualificada”, declarou o secretário.
Impossibilitado de participar do evento por conta de outros compromissos, Anderson Moraes foi representado pelo subsecretário de Captação de Recursos, Projetos em Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do RJ, Fabrício Hepsold. Também estiveram presente o vice-presidente administrativo da Faetec, Sérgio Contenplate; a diretora da CVT, Geiza Carvalho; e o secretário de Trabalho, Emprego e Renda de Seropédica, Nelson Matos; além do professor Pedro Ernesto de Oliveira, especialista em instalações elétricas e sistemas fotovoltaicos.
Fabrício Hepsold declarou que o Governo do Estado tem o objetivo de expandir a oferta de novos cursos e citou uma parceria com a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, que incentiva o emprego.
“Estamos também firmando uma parceria com duas empresas para cursos de programação, uma área ainda não oferecida pela Faetec. Um programador, após um curso de sete meses que será lançado no segundo semestre, pode começar a trabalhar com salários entre R$ 2.500 e R$ 3.000”, destacou Hepsold.
Engenheiro civil com pós-graduação em fotovoltaico, Sérgio Contenplate disse que a criação do curso de Energia Solar Fotovoltaica surgiu de uma necessidade identificada. Um levantamento realizado pela Faetec mostrou que 750 mil postos de trabalho estão em aberto no Rio de Janeiro devido à falta de formação adequada para técnicos e instaladores.
“Instaladores de energia fotovoltaica precisavam vir de outros estados devido à falta de mão de obra qualificada. É fundamental que vocês se dediquem ao máximo às aulas. Embora o Pedro seja um excelente profissional da área, recomendo que vocês também busquem informações adicionais”, disse o vice-presidente da Faetec.
Ele também enfatizou que os cursos serão expandidos para vários municípios do estado. Atualmente, a Faetec já oferece cursos que possibilitam a rápida inserção no mercado de trabalho.
Confira abaixo a lista de novas turmas iniciadas nesta terça-feira:
- Agente de Combate a Endemias
- Operador de Computador
- Inglês Iniciante
- Operador de Empilhadeira
- Pedreiro de Alvenaria
- Assistente Administrativo
- Assistente Financeiro
- Encanador
- Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
- Instalação de Energia Solar Fotovoltaica