Violência avança pelo Brasil: no Pará, polícia deflagra maior operação de sua história para tentar conter facções

Jefferson Lemos
Mais de mil agentes foram mobilizados na "caçada" a 300 criminosos. Só neste ano a polícia já apreendeu 7 toneladas de drogas, um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2024(Divulgação/Polícia Civil)

A violência segue se espalhando pelo Brasil. No estado do Pará o crescimento do crime organizado fez com que a Polícia Civil deflagrasse, nesta quinta-feira (22), a maior operação de sua história para tentar conter o crescimento das facções criminosas.

Apelidada de Operação Muralha Estadual, a ação de grande porte foi voltada para o combate a crimes graves como homicídios e tráfico de drogas.

A operação mobilizou mais de mil policiais civis e teve como objetivo cumprir 300 mandados judiciais, incluindo ordens de prisão e de busca e apreensão.

Só neste ano sete toneladas de drogas já foram apreendidas, 30% a mais que no mesmo período ano passado. Pressionada pela escalada da violência, a polícia já realizou mais de 600 operações neste ano, 20% a mais do que em 2024.

Mais de 200 bandidos foram presos e pouco mais de uma centena de mandados de busca e apreensão foram cumpridos com o objetivo de desarticular redes criminosas que têm ampliado sua influência na região.

“Hoje é um histórico para o sistema de segurança do Pará, pois a Polícia Civil do estado, de forma integrada com todas as superintendências e delegacias, deu cumprimento a maior operação da Polícia Civil de toda a história do nosso sistema de segurança pública”, disse o governador Helder Barbalho (MDB).

Assassinatos viram rotina no estado

A sensação de insegurança no Pará se intensificou nos últimos meses, impulsionada pela atuação de facções criminosas e pela dificuldade do governo federal em conter a expansão do crime organizado em todo o país.

A violência no estado vem sendo marcada por crimes de grande repercussão. Na última terça-feira (20), vários homens foram assassinados em bairros distintos do município de Brasil Novo, no sudeste do Pará, mas autoridades acreditam que os crimes possam estar relacionados, uma vez que os homens tinham passagens por tráfico de drogas.

Violência é a maior preocupação da população

A crescente criminalidade tem feito com que a segurança pública se tornasse a maior preocupação da população no governo Lula, superando outras áreas como saúde e educação.

A dificuldade do governo federal em conter a expansão do crime organizado tem sido alvo de críticas, especialmente diante da atuação cada vez mais sofisticada das facções criminosas.

A Operação Muralha Estadual representa um esforço para reverter esse quadro, mas especialistas alertam que medidas estruturais e de longo prazo são essenciais para garantir uma redução sustentável da violência.

A população do Pará segue apreensiva, esperando que ações como essa tragam resultados concretos e duradouros na luta contra o crime.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress