Lula hoje não venceria principais nomes da oposição, mostra pesquisa

Jefferson Lemos
Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (27), Lula aparece tecnicamente empatado com os principais nomes da oposição — incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível (Arquivo/EBC)

Mesmo com a máquina administrativa nas mãos e o anúncio oficial de que buscará um quarto mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma disputa apertada nas simulações de segundo turno para as eleições de 2026. Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (27), Lula aparece tecnicamente empatado com os principais nomes da oposição — incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.

A pesquisa ouviu 2.020 eleitores entre os dias 21 e 24 de outubro em 162 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Segundo turno: empate técnico com Bolsonaro, Michelle e Tarcísio

– Lula x Jair Bolsonaro: 44,9% contra 41,6%
– Lula x Michelle Bolsonaro: 44,7% contra 41,6%
– Lula x Tarcísio de Freitas: 44,9% contra 40,9%
– Lula x Flávio Bolsonaro: 46,7% contra 37%

Os números mostram que, mesmo fora da disputa formal, Bolsonaro ainda exerce forte influência eleitoral. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também despontam como adversários competitivos, com índices próximos aos de Lula.

Outros nomes como Ciro Gomes (PSB), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) aparecem com desempenho modesto.

Anúncio de reeleição e agenda internacional

O levantamento é o primeiro desde que Lula confirmou sua candidatura à reeleição. O anúncio foi feito em Jacarta, Indonésia, durante sua viagem oficial à Ásia.

A pesquisa reforça o cenário polarizado que se desenha para 2026, com Lula enfrentando forte resistência da direita — mesmo com seu principal adversário fora da disputa formal.

Lula chama traficantes de vítimas e oposição reage: ‘só falta o PCC virar ONG’

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *