‘A chegada do batalhão representa um avanço histórico’, afirma prefeita de Araruama

Jefferson Lemos
Com a nova estrutura, Araruama passa a ter papel central na coordenação do policiamento da Região dos Lagos (Divulgação/PMA)

A prefeita Daniela Soares abriu a solenidade no Palácio Guanabara destacando a importância da criação do 42º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Araruama. A nova unidade será responsável pelo policiamento de toda a Região dos Lagos e marca uma reestruturação estratégica da corporação.

“Estamos falando de mais estrutura, mais policiais, mais investimentos e mais proteção para as famílias araruamenses e para toda a Região dos Lagos. Essa conquista é fruto de diálogo, articulação e parceria com o Governo do Estado, e mostra que quando os governos caminham juntos, quem ganha é o cidadão”, declarou a prefeita, ao lado do governador Cláudio Castro.

Reforço na segurança da Região dos Lagos

O decreto assinado nesta semana oficializa o novo organograma da Polícia Militar e integra o Plano Estratégico 2025-2029. Além do 42º BPM em Araruama, será implantado o 13º BPM em Maricá, ambos subordinados ao recém-criado 8º Comando de Policiamento de Área (CPA), que supervisionará batalhões em diferentes regiões.

Com a nova estrutura, Araruama passa a ter papel central na coordenação do policiamento da Região dos Lagos, ampliando a integração entre municípios, reduzindo o tempo de resposta das equipes e fortalecendo a presença policial.

Impacto além da segurança

A instalação do 42º BPM promete reflexos positivos também no desenvolvimento econômico, no turismo e na qualidade de vida da população, ao criar um ambiente mais seguro para moradores, comerciantes e visitantes.

Araruama, agora sede de um batalhão da PM, consolida-se como protagonista regional e referência na política de segurança pública fluminense.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *