SUS nota 10: Flávio Bolsonaro prepara ‘Plano Real da Saúde’ para programa de governo

Jefferson Lemos
A iniciativa vem sendo desenhada com o apoio do cardiologista Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro (Arquivo/Agência Senado)

O pré-candidato do PL à Presidência da República, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), articula a inclusão de um ambicioso projeto batizado de “Plano Real da Saúde” em seu programa de governo. A proposta, inspirada no impacto econômico do Plano Real dos anos 1990, pretende reformular o Sistema Único de Saúde (SUS), redefinir o modelo de financiamento e valorizar as categorias profissionais que atuam na rede pública.

A iniciativa vem sendo desenhada com o apoio do cardiologista Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro e pré-candidato ao Senado pela Paraíba. Queiroga defende um “realinhamento dos valores da tabela do SUS” e a criação de um novo modelo de remuneração, capaz de garantir previsibilidade e equilíbrio na gestão. “A saúde precisa de uma espécie de Plano Real. Um realinhamento dos valores e um novo modelo de remuneração”, afirmou em entrevista à CNN.

O ex-ministro tem dialogado com sindicatos e associações para construir propostas que modernizem o sistema, sem rupturas bruscas, mas com foco em eficiência e valorização dos profissionais. Ele cita como legado da gestão Bolsonaro mudanças no financiamento da atenção básica, regulamentação da saúde digital e incorporação de novas tecnologias.

Flávio também busca apoio de outros nomes da equipe do pai, como Paulo Guedes (Economia) e Adolpho Saschida (Minas e Energia), além de procurar um economista liberal respeitado pelo mercado para liderar seu plano econômico — um novo “Posto Ipiranga”.

O “Plano Real da Saúde” surge como peça central da estratégia eleitoral do senador, que aposta em uma narrativa de modernização e fortalecimento do SUS para conquistar apoio popular e credibilidade junto às categorias médicas e profissionais da saúde.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *