Wilson Witzel prepara candidatura ao governo do Estado com filiação ao DC

Jefferson Lemos
Eleito em 2018 pelo PSC, Witzel foi a grande surpresa da disputa ao derrotar Eduardo Paes no segundo turno, impulsionado pela onda bolsonarista (Divulgação)

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou que vai se filiar ao partido Democracia Cristã (DC) no próximo dia 6 de março, em ato marcado para a sede da legenda, no Centro do Rio. A movimentação abre caminho para sua candidatura ao governo estadual nas eleições de outubro.

O acordo foi fechado na madrugada da última quarta-feira (17), em conversa com o ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo, que será o candidato do DC à Presidência da República. “O acerto ocorreu no dia dos meus 58 anos. Agora, vou avaliar com Aldo os próximos passos”, declarou Witzel.

Trajetória marcada por ascensão e queda

Eleito em 2018 pelo PSC, Witzel foi a grande surpresa da disputa ao derrotar Eduardo Paes no segundo turno, impulsionado pela onda bolsonarista. Pouco depois de assumir, rompeu com Jair Bolsonaro.

Em 2020, enfrentou um processo de impeachment conduzido pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), concluído em 2021. Witzel afirma ter sido alvo de perseguição política e de grupos influentes no estado.

Tentativas de retorno

Desde sua saída do cargo, o ex-governador vinha sinalizando intenção de voltar ao cenário eleitoral. Em 2023, chegou a anunciar negociações com o PSDB, mas as tratativas não avançaram. Agora, com a filiação ao DC, Witzel aposta em uma nova chance de reconquistar o Palácio Guanabara.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *