Keiko Fujimori vence no Peru e direita avança na América do Sul

Jefferson Lemos
Foto - Divulgação

A direita ganhou mais um capítulo importante na América do Sul. A conservadora Keiko Fujimori foi eleita nesta quarta (24) presidente do Peru após uma disputa voto a voto que terminou com diferença mínima — mas decisiva.

Com 99,8% das urnas apuradas, Fujimori alcançou 50,11% dos votos válidos, contra 49,88% do esquerdista Roberto Sánchez. A vantagem de cerca de 43 mil votos já é considerada irreversível, apesar da tensão política e da sinalização do adversário de que poderia não reconhecer o resultado.

A vitória no Peru não acontece isoladamente. Ela se soma ao avanço recente da direita em outros países, como a eleição de Abelardo de la Espriella na Colômbia, reforçando uma mudança no tabuleiro político da região.

Em 2023, quando Lula assumiu seu terceiro mandato no Brasil, a esquerda dominava o continente com 8 dos 12 países sul-americanos. Agora, o cenário se inverteu: são 7 governos alinhados à direita contra 5 de esquerda, na virada mais clara dos últimos anos.

O avanço conservador tem seguido um padrão — discurso direto, foco em segurança, críticas ao Estado e defesa de políticas econômicas liberais. O recado das urnas é claro: o pêndulo político mudou de lado e, por enquanto, segue nessa direção.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *