Cláudio Castro é destaque em homenagem da Rota em SP

Jefferson Lemos
A presença de Castro reforça sua imagem como liderança nacional em políticas de enfrentamento ao crime organizado (Reprodução)

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi a figura central da cerimônia realizada nesta segunda-feira (1º/12) na sede das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), batalhão de elite da Polícia Militar de São Paulo. O evento, marcado por homenagens a autoridades nacionais, destacou a presença de Castro como símbolo da aproximação entre os governos fluminense e paulista na área da segurança pública, em que o governador do Rio se tornou referência nacional.

Castro em evidência

– Castro recebeu honrarias ao lado de seu secretário da Segurança Pública, Victor César, e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).
– A homenagem ocorre pouco mais de um mês após a megaoperação no Rio que deixou mais de 100 bandidos mortos nas comunidades da Penha e do Alemão, ação que foi elogiada pelo governador paulista, Tarcísio de Freitas, e pelo então secretário da Segurança de SP, Guilherme Derrite (PP).
– A presença de Castro reforça sua imagem como liderança nacional em políticas de enfrentamento ao crime organizado.

Autoridades reunidas

Além de Castro, também foram homenageados o ministro do STF André Mendonça, o ministro do TCU Jorge Oliveira e o deputado federal Carlos Sampaio (PSD).

Contexto político

O evento marcou o último ato de Guilherme Derrite como secretário da Segurança Pública paulista. Ele retorna à Câmara dos Deputados para se preparar para disputar uma vaga no Senado em 2026.

Impacto: A cerimônia da Rota não apenas celebrou a história do batalhão, mas projetou Cláudio Castro como protagonista em um cenário de alianças políticas e debates sobre segurança pública que já apontam para as eleições de 2026.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *