A Secretaria de Inclusão e Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio de Janeiro firmou acordo com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e suas associadas – 99, iFood, Lalamove e Uber – para desenvolverem a campanha “Mobilidade pela Diversidade”. A iniciativa tem como objetivo promover o respeito à diversidade religiosa, de raça, gênero e política por meio de ações para sensibilização da sociedade.
Para Sergio Fernandes, secretário municipal de Inclusão e Diversidade Religiosa, a campanha reflete o empenho do município em promover uma cidade mais inclusiva.
“Por meio deste esforço conjunto, visamos integrar a essência do respeito e da tolerância na vida cotidiana de nossa comunidade. Este projeto não é apenas um combate à discriminação, mas um passo adiante na valorização da diversidade religiosa, racial e de gênero que define nosso Rio.”
Para André Porto, diretor-executivo da Amobitec, a campanha vai ao encontro dos objetivos da associação de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, com soluções tecnológicas para a mobilidade de pessoas e bens de forma saudável, ética e eficiente.
“A capilaridade inerente ao serviço de transporte de passageiros e bens por meio de aplicativos possibilita disseminar entre a população, os motoristas e entregadores parceiros os conceitos de tolerância à diversidade, tão importantes para uma convivência em sociedade mais harmônica”, afirma André Porto.
A campanha será lançada oficialmente no CCPAR (Rua Sacadura Cabral 133, Saúde) nesta quarta-feira, 3 de abril, às 15h, em cerimônia de assinatura com a presença do secretário de Inclusão e Diversidade Religiosa, Sérgio Fernandes; do diretor-executivo da Amobitec, André Porto; além de representantes de empresas e da sociedade civil. Também apoia a campanha a Taxi.Rio, aplicativo de táxi da Prefeitura do Rio de Janeiro.
A campanha
A campanha promoverá a disseminação de mensagens para motoristas e entregadores parceiros e usuários dos aplicativos relacionadas ao combate à discriminação e promovendo o respeito à tolerância religiosa.
As empresas associadas à Amobitec produzirão as peças a serem veiculadas em seus canais de comunicação.
O conteúdo inclui a informação de que o preconceito é crime e os números 1746 e 100 para denúncia nos casos de violação. Estes são canais de denúncia anônima coordenados pela Prefeitura do Rio de Janeiro.