A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua em queda. É o que confirma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta terça-feira (7). Os números mostram que em seus três mandatos Lula nunca esteve tão mal avaliado.
Aprovam o governo do presidente Lula (ótimo + bom): 37,4% dos entrevistados, contra 42,7¨% em relação ao levantamento anterior, publicado em janeiro. Consideram negativa gestão do presidente (ruim + péssimo): 30,5%, ante 27,9% na pesquisa anterior.
Também apresentou queda o índice de quem aprova o governo Lula. Passou de 55,2% em janeiro para 50,7% em maio.
Por outro lado, cresceu o número de quem desaprova presidente, passando de 39,6% em janeiro para 43,7% em maio, uma alta de 4,1 pontos percentuais.
Na comparação com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em janeiro 48% apontavam que o governo de Lula era melhor. Agora, o índice caiu para apenas 43%. Também em janeiro, 29% achavam a gestão do petista pior. Em maio, esse índice cresceu para 32%.
As causas para a queda na popularidade de Lula pode estar no aumento de preços. Ao todo, 40,5% dos entrevistados tiveram que reduzir o consumo de bens e produtos em relação a 2023. Os brasileiros sentiram no bolso, principalmente, o aumento nos valores dos alimentos, e das contas de água e de energia.
Não souberam ou não quiseram responder a pesquisa 5,6% dos entrevistados. Foram ouvidas presencialmente 2.002 pessoas entre 1º e 5 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
- imagem Marcelo Camargo/EBC