Surpresa nos ônibus

coisasdapolitica.com
Governador Cláudio Castro sanciona lei que coloca policiais à paisana dentro dos coletivos para garantir segurança dos passageiros em linhas com mais incidência de assaltos (Reprodução)

Governador Cláudio Castro sanciona lei que coloca policiais dentro dos coletivos para garantir segurança dos passageiros em linhas com mais incidência de assaltos

O governador Cláudio Castro sancionou a Lei 10.771/25, que cria o Programa “Ônibus Seguro”, ampliando o conjunto de ações já adotadas pelo Governo do Estado para garantir a segurança da população.

Publicada nesta sexta-feira (09/05) no Diário Oficial, a medida prevê a atuação de policiais militares, civis e penais, em dias de folga, por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS), nos coletivos que circulam pela Região Metropolitana.

Segurança é prioridade

A iniciativa também inclui guardas municipais e será viabilizada mediante convênio entre o Poder Executivo, as prefeituras e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor).

“A segurança é prioridade do nosso governo e esse programa se soma às políticas integradas de segurança pública. É mais uma medida concreta para combater a criminalidade e devolver a tranquilidade de quem sai de casa para trabalhar ou estudar e também dos trabalhadores do sistema de ônibus”, declarou Cláudio Castro.

Deu ruim: video mostra desespero de assaltantes de ônibus com a chegada da polícia

Pânico e desespero durante assalto a ônibus leva passageiros a pularem de ônibus em movimento no Rio

Ações serão estratégicas

De acordo com o texto, de iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o convênio deve priorizar a segurança dos passageiros do transporte público, prevendo ações estratégicas para a atuação de agentes de segurança dentro dos ônibus.

Além disso, a atuação dos agentes contratados deverá ser direcionada de acordo com os índices de violência e os fatores de risco monitorados pelos setores de inteligência dos Órgãos de Segurança Pública.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress