Bandidos armados embarcaram no início da manhã em um ônibus no Rio e anunciaram o assalto na altura da Praça da Bandeira. Houve gritaria e briga com pessoas que se recusaram a entregar os pertences e, no desespero, quatro passageiros pularam do veículo em movimento e acabaram internados com escoriações e fraturas expostas. Um deles, em estado grave, precisou ser entubado.
PM prende bandidos que faziam arrastão em ônibus na Av. Brasil
Cervejinha do amor: roubo de celulares no Rio praticados com violência dispara 40%, contra 10% sem
O crime não chegou a surpreender, visto que o ano começou com aumento nos roubos a ônibus. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), só em janeiro foram 563 roubos em coletivos foram registrados, o que equivale a cerca de 18 casos por dia, o que representa aumento de 23% em comparação ao mesmo período de 2024.
Ainda de acordo com o levantamento, os bairros onde mais ocorrem assaltos a ônibus são Méier, Piedade, Grajaú e Penha, na Zona Norte; Rocinha, Leblon, Copacabana, Humaitá e Botafogo, na Zona Sul; além do Centro e parte da Ilha do Governador.
Segundo as empresas de ônibus, no âmbito municipal, todos os roubos em coletivos são notificadas à Secretaria Municipal de Transporte (SMTR).
Em nota, a Rio Ônibus informou que assaltos a coletivos têm sido frequentes e cobrou mais segurança.
“A insegurança a qual a população está submetida não pode ser mera estatística. Reiteramos a necessidade de que providências efetivas sejam tomadas pelas autoridades a fim de garantir o direito de ir e vir do cidadão”, diz o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do RJ.
Momentos de pânico e desespero
Os bandidos embarcarem no coletivo da linha 232 (Lins x Castelo) em São Cristóvão, por volta das 6h30. Um deles estava armado e rendeu o motorista, que ficou sob a mira de uma pistola, enquanto o comparsa “limpava” os passageiros. Uma vítima que se recusou a entregar os pertences acabou violentamente agredida.
Nesse momento, quatro passageiros forçaram a porta de trás e se jogaram do ônibus, caindo no Viaduto dos Fuzileiros. Socorridos pelo Corpo de Bombeiros, eles foram levados ao Hospital Municipal Souza Aguiar.
O motorista conseguiu pedir ajuda a uma viatura que estava parada nas imediações da Prefeitura. Mas os criminosos fugiram antes da abordagem da polícia. A PM fez buscas na região, mas não conseguiu capturá-los.
Informações dão conta que os criminosos desembarcaram na Cidade Nova, próximo ao Viaduto dos Marinheiros e fugiram em direção a uma favela próxima. Boa parte das vítimas seguia para o trabalho e acabou sem celular e dinheiro. Até marmita os criminosos levaram.