O País tem mais bolsonaristas do que petistas, revela pesquisa divulgada pela AtlasIntel, sobre a percepção dos brasileiros em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma ligeira maioria 32% se identifica como bolsonarista, enquanto 31,2% como seguidores de Lula.
Um detalhe importante é que a rejeição a Bolsonaro é bem menor que a de Lula. Enquanto 8,6% declaram não ser petistas, mas antibolsonaristas, 16,5% disseram ser antipetistas.
Os números do levantamento mostram uma polarização social que atinge 67% e promete influir nas eleições municipais, com 39% dos eleitores preferindo candidatos ligados a Bolsonaro e 37,8% a Lula. Uma minoria, 23% buscam fugir dessa ideia de polarização.
Em relação ao posicionamento político dos entrevistados, 20,5% seguem a abordagem de direita de Bolsonaro, enquanto 17,3% demonstram simpatia à esquerda de Lula. Apenas 6% se identificam como centristas. O restante oscila entre diferentes preferências que incluem valores morais, religião e lideranças específicas.
Responderam à pesquisa 2.122 pessoas, entre 4 e 7 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
*imagem Reprodução de vídeo/TV Band