Em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro os trabalhadores de 23 segmentos do comércio – varejistas e atacadistas – aprovaram o reajuste salarial. Por unanimidade, os comerciários concordaram com os índices de aumento, todos acima da inflação, com variação de 6,3% e 4,5% no piso, de acordo com o setor.
Para o presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer, apesar do impasse em cada rodada de negociação, a conquista é satisfatória. “Não cedemos à proposta patronal, rejeitando aumento zero para a categoria e alcançamos o ganho real para cada setor, com reajuste acima da inflação que foi de 3,23%”, afirmou Ayer.
Outros benefícios também foram conquistados pelas categorias, como a homologação obrigatória no sindicato em caso de renúncia ou indenização substitutiva dos trabalhadores com estabilidade na empresa; abono de falta para o empregado que realizar concurso público ou Enem, uma vez ao ano; aumento no valor do vale lanche e no auxílio creche e acréscimo no valor do salário dos comissionados.
“Encerramos uma campanha salarial com vitória para milhares de trabalhadores e trabalhadoras do comércio do Rio de Janeiro e com a manutenção dos benefícios na convenção coletiva, cumprindo nosso compromisso de valorizar uma categoria que ajuda a movimentar a economia com muita responsabilidade”, declarou Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários. Entre os sindicatos que ainda não encerraram as negociações está o segmento do Sindilojas.