Big Brother: sociedade vigiada é aposta contra o crime

coisasdapolitica.com

:A Gabriel – startup de câmeras de segurança integradas a um software de inteligência artificial – está revolucionando a segurança pública no Rio de Janeiro, já tendo ajudado a polícia em quase quatro mil casos e na prisão de mais de 250 bandidos até o início deste ano. Algumas pessoas também foram inocentadas de acusações graças às suas imagens.

A ideia da empresa é transformar as ruas da cidade em um grande Big Brother monitorado por milhares de câmeras, onde nada foge ao olhar o Grande Irmão, a exemplo de cidades chinesas como Xangai, que são monitoradas 24 horas por equipamentos de alta resolução As imagens de todas as câmeras são integradas e ficam armazenadas em um banco de dados nas nuvens, tornando assim as ruas mais seguras e transparentes.

A primeira câmera foi instalada em 2020 no bairro do Leblon. Depois em Ipanema, Copacabana e bairros da Zona Norte. Em 2021 a empresa expandiu para São Paulo a sua tecnologia de câmeras inteligentes, conhecidas como “Camaleões”, que possuem lentes adaptáveis e visão de 180°. A empresa já captou mais de R$ 100 milhões de fundos de investimentos que incluem o SoftBank, Canary, LTS, Qualcomm, Norte, Endeavor e a Globo Ventures, esta última do Grupo Globo, o maior conglomerado de mídia e comunicação do País.

Prédios residenciais e lojas pagam R$ 199 mensais pela assinatura de um par de câmeras, sem custo de instalação. Através de um aplicativo, os moradores e comerciantes conseguem ver as imagens em tempo real e até acionar um botão de pânico.

“Temos câmeras olhando a rua 24 horas por dia, que se conectam ao sistema nervoso central da Gabriel, com conexão de imagem 4G e telemetria, o que permite identificar em tempo real qual câmera está funcionando, qual apresenta problema. Já a ponta de software garante que o sistema  não só enxerga como entende as imagens, uma visão computacional com inteligência aplicada”, explicou recentemente Otávio Miranda, cofundador da Gabriel, ao Valor Econômico.

A Gabriel firmou importantes parcerias com a Secretaria de Estado de Polícia Militar e a Polícia Civil, integrando suas câmeras ao Projeto 190 Integrado. Essas colaborações têm sido fundamentais para a resolução de crimes e a proteção dos cidadãos. Hoje, a Gabriel continua a expandir sua presença em São Paulo e no Rio de Janeiro.

  • Imagem/Divulgação
Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress