Castro intensifica esquema de segurança para o Carnaval no Rio

Jefferson Lemos
A readequação do policiamento foi definida com base em informações do setor de inteligência da Polícia Militar, que identificou maior risco de furtos e roubos na dispersão dos megablocos (Divulgação/Pmerj)

O Rio de Janeiro terá um reforço expressivo na segurança durante os desfiles e blocos carnavalescos. A partir desta sexta-feira (13), o Governo do Estado anunciou medidas estratégicas que incluem reposicionamento de câmeras em vias públicas, aumento do efetivo policial e a mobilização de 15 equipes motorizadas para patrulhamento.

O plano foi apresentado na Cinelândia, região central da capital, e tem como objetivo garantir a tranquilidade de foliões e turistas. A readequação do policiamento foi definida com base em informações do setor de inteligência da Polícia Militar, que identificou maior risco de furtos e roubos na dispersão dos megablocos.
“A segurança pública é fator fundamental para projetar nosso estado como uma potência mundial do turismo”, declarou o governador Cláudio Castro.

Para viabilizar a operação, a Polícia Militar instituiu um novo turno de 12 horas, ampliando a presença de agentes tanto em viaturas quanto a pé. O monitoramento será feito em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle, que analisará imagens e dados diariamente.

O ponto de maior atenção será neste sábado (14), após o desfile do tradicional Cordão da Bola Preta, que deve reunir cerca de 700 mil pessoas. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, o Centro da cidade receberá 36 blocos, com público estimado em 1,5 milhão de foliões.

Impacto esperado:

– Maior presença policial nas ruas.
– Monitoramento reforçado por câmeras.
– Patrulhamento ágil com equipes motorizadas.
– Prevenção de furtos e roubos em áreas de grande concentração.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *