Com a presença de autoridades de peso e representantes de 75 municípios fluminenses, a 6ª Conferência Estadual das Cidades transformou a capital em palco de decisões estratégicas para o futuro urbano do Rio de Janeiro. Realizado entre os dias 11 e 13 de agosto, o evento mobilizou cerca de 1.500 participantes por dia e consolidou propostas que irão pautar a Conferência Nacional das Cidades, prevista até 31 de outubro.
Presenças marcantes e decisões concretas
O governador Cláudio Castro, o secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas, deputados e prefeitos participaram dos intensos debates que abordaram os principais desafios e demandas dos municípios fluminenses. Ao todo, mais de 500 propostas foram analisadas — 20 delas aprovadas — e 104 delegados foram eleitos para representar o estado na etapa nacional.

Vozes da sociedade moldam políticas públicas
“A Conferência Estadual foi um espaço importante de diálogo e escuta de diferentes atores da nossa sociedade para a construção de políticas públicas. O objetivo é levar mais qualidade de vida aos moradores e tornar as nossas cidades mais resilientes e preparadas para os desafios do futuro”, destacou o secretário Douglas Ruas.
Cidades mais fortes, estado mais preparado
A Conferência reafirma o compromisso do Rio de Janeiro com o planejamento urbano participativo, fortalecendo o papel dos municípios na construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e preparadas para os próximos anos.
Sustentabilidade e mobilidade marcam gestão de Douglas Ruas na Secretaria das Cidades em 2024