Em alusão ao Maio Laranja, mês de conscientização nacional pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Estado do Rio de Janeiro receberá a ação RIO SEM ABUSO, uma grande mobilização que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de maio de 2025.
A iniciativa reúne esforços do Instituto Anjos Maura de Oliveira, da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (DCAV – Delegacia da Criança e Adolescente Vítima), do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Patrulha Escolar e da Operação Lei Seca.
Com uma proposta lúdica, educativa e de impacto social, a ação percorrerá pontos estratégicos da cidade, levando informação, orientação e mobilização por meio de atividades artísticas e materiais educativos.
Locais e datas da operação
- 19/05 (segunda-feira) – das 9h às 11h
Avenida Princesa Isabel – Leme - 21/05 (quarta-feira) – das 9h às 11h
Avenida das Américas, 4666 – Barra da Tijuca - 22/05 (quinta-feira) – das 7h às 9h
Central do Brasil – Centro - 23/05 (sexta-feira) – das 20h às 22h
Ação noturna em postos de gasolina, com foco na conscientização de caminhoneiros nas estradas
Atividades de educação e prevenção
A campanha contará com apresentações teatrais interativas, com artistas caracterizados que dialogarão diretamente com o público infantil e familiar sobre os limites do corpo, a proteção da intimidade, e o direito à infância segura.
Durante a ação, serão distribuídos gratuitamente:
- Livro infantil “Aprender para se Defender”
- Folder educativo com orientações e canais de denúncia
- Bonecos da Prevenção, material lúdico e pedagógico utilizado na abordagem do tema com crianças
Objetivo
Promover a conscientização pública sobre os riscos e sinais do Abuso Sexual Infantil, Pedofilia, Cyberpedofilia e Exploração Sexual Infantil, fortalecendo o conhecimento da população para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A ação reforça que informação salva vidas. Proteger a infância é responsabilidade de todos.