Na noite desta terça-feira (21), a Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, foi palco de uma cena digna de filme — mas com roteiro escrito pela realidade brutal da impunidade. Uma motorista reagiu a uma tentativa de assalto e jogou seu Jeep blindado contra os criminosos, imprensando dois deles entre o veículo e um canteiro. Algemados ainda sob o carro, os bandidos foram resgatados pelos bombeiros com auxílio de um macaco hidráulico. (Clique para ver o vídeo)
Criminoso com ficha extensa — e solto
Entre os acusados está Tiago Gabriel de Brito Oliveira, de apenas 18 anos, que já acumula três anotações criminais: homicídio, porte ilegal de arma e resistência. Apesar do histórico, ele circulava livremente pelas ruas do Rio. O outro detido é Thiago Félix Vieira da Silva, de 25 anos. Um terceiro envolvido conseguiu fugir.
Segundo a vítima, três homens em duas motos a abordaram. Um deles, armado, bateu no vidro do carro e anunciou o assalto. A motorista acelerou e jogou o Jeep sobre a moto dos criminosos, que caíram e ficaram presos sob o veículo. O comparsa que estava sozinho na outra moto fugiu.
Atendimento sob custódia e prisão
Os dois feridos foram levados ao Hospital Municipal Miguel Couto, receberam alta e foram encaminhados à 15ª DP, na Gávea. A polícia informou que os criminosos são da comunidade do Largo da Cancela, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.
Trânsito caótico
A ação provocou um longo congestionamento que se estendeu da Rua Jardim Botânico até o Parque Lage. Na Lagoa, a Avenida Borges de Medeiros também registrou lentidão até a Rua Saturnino de Brito.
Impunidade em xeque
O caso reacende o debate sobre a reincidência criminal e a fragilidade do sistema penal. Como um jovem com passagem por homicídio e outros crimes graves estava solto para cometer novos delitos? A resposta, por enquanto, segue soterrada sob o peso da burocracia — e, neste caso, sob um Jeep blindado.
