No Rio de Janeiro a polícia segue enxugando gelo. Também não era para menos, com a atual legislação a cada dia parece mais difícil manter alguém atrás das grades. Não à toa os números da violência dispararam no estado.
Dados do ISP mostram aumento de 93% nos roubos de veículo nos últimos dois meses (junho e julho), passando de 1.165 para 2.254. Os roubos de rua não ficaram atrás, passando de 4.080 para 4.949 no mesmo período.
Os roubos de carga também dispararam. O aumento no número de registros no período foi de 82%, subindo de 131 para 239. O cenário é o mesmo em relação aos roubos de celulares: foram 52% a mais, passando de 1.226 para 1.858.
A polícia faz a parte dela. De acordo com o Governo do Estado, nos 213 primeiros dias do ano foram apreendidos, em média, 17 armas por dia, sendo dois fuzis a cada 24 horas. No período, 428 fuzis foram retirados das mãos dos bandidos, um verdadeiro exército recrutado pelo crime. Como se não bastasse, as recuperações de veículos cresceram 8,5% e as apreensões de drogas 7%.
Quanto ao fato de enxugar gelo que falamos no início, o ISP informou que houve aumento de cumprimentos de mandado de prisão (32,5%) e de prisões em flagrante (12%). Em uma delas, um homem foi pego quando assaltava uma lotérica em Copacabana, no mês passado. Ele tinha 29 passagens pela polícia.
Pelo visto, depois do cafezinho, da água gelada e do casaquinho para o bebê não sentir frio, todo mundo acaba liberado e mandado de volta para casa.