Cerca de metade da população carioca (49%) ainda não sabe em quem votar. É o que mostra a mais recente pesquisa espontânea do Datafolha, divulgada pela Folha de São Paulo.
O número indica que ainda é cedo para Eduardo Paes (PSD) comemorar a reeleição, até porque apenas 1% dos eleitores nunca ouviram falar do prefeito, enquanto 53% ainda não conhecem o Delegado Ramagem (PL), segundo colocado na pesquisa.
Este dado pode representar uma grande possibilidade de crescimento para Ramagem, ainda mais com o engajamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no decorrer da campanha eleitoral.
No Rio, berço do bolsonarismo, a eleição promete ser polarizada e o fato de Paes ser o candidato de Lula deve ser explorado como estratégia da direita para minar sua popularidade.
Na pesquisa espontânea, a primeira após o término dos registros de candidaturas na Justiça Eleitoral, Eduardo Paes tem 31% das intenções de voto, seguido por Ramagem (6%), e Tarcísio Motta (PSOL), com 2%. Votos brancos e nulos somam 8%.
O levantamento foi feito presencialmente entre 20 e 21 de agosto com 1.106 eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07042/2024.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.