Começa a ser discutido nesta semana, na Alerj, o Projeto de Lei 3015/2024, do deputado Anderson Moraes, que libera faixas e corredores exclusivos para motoristas de aplicativos e veículos escolares, e para os demais, entre 10h e 15h, de segunda a sexta, sábado após às 13h e domingos o dia inteiro, fora dos horários de pico.
Com a proposta, o deputado pretende dar mais mobilidade ao trânsito, visto que atualmente os corredores expressos acabam subutilizados em determinados horários, com ônibus circulando com poucos passageiros, enquanto as demais pistas encontram-se sempre engarrafadas.
O projeto prevê, ainda, que sejam retiradas das ruas e avenidas quaisquer equipamentos de restrição de acesso dos veículos às faixas e corredores, incluindo as destinadas ao BRT, para que não haja gargalos e os motoristas possam transitar de uma faixa para outra nos horários permitidos.
O texto ainda estipula que a implantação de ciclovias nas vias públicas só ocorra por meio de Lei, após estudo do impacto da mobilidade urbana.
“O objetivo é equilibrar a utilização de faixas e corredores exclusivos, adequando sua aplicação à realidade do trânsito nas cidades, afastando leituras ideológicas ou políticas que estão prejudicando imensamente os cidadãos em sua rotina diária de movimentação”, justifica o autor do projeto.