Após as recentes e polêmicas falas do presidente Lula, que desdenhou dos ajudantes gerais ao afirmar que nenhuma mulher quer namorar com eles, e comparou ao Holocausto à reação de Israel contra o Hamas, começam a tramitar nesta semana, na Alerj, duas propostas que parecem “inspiradas” na falta de fino trato do presidente. Ambas são de autoria do deputado Márcio Canella.
Uma delas, o projeto Projeto de lei 3000/2024, institui o Dia Estadual do Auxiliar de Serviços Gerais em 22 de fevereiro. “Os auxiliares de serviços gerais podem não ter o devido reconhecimento de algumas autoridades públicas que os tratam com desdém e desprezo, mas com certeza, a falta de seus prestigiosos serviços seria rapidamente percebida por todos em qualquer trabalho”, diz o deputado, ao justificar a homenagem.
A outra proposta é a criação do Dia Estadual de Combate à Xenofobia em 8 de maio, através do PL 3001/2024. A data é uma referência ao dia D, que representa o início da vitória contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.
“Um pequeno passo para combater a xenofobia, infelizmente ainda tão presente e enraizada em nosso meio social, agravada ainda mais pela equivocada relativização do tema por autoridades públicas que deveriam ser o exemplo para a sociedade”.
*imagem Octacílio Barbosa/Alerj