O Caribe é logo ali! Governo do Estado conquista avanço histórico na balneabilidade das praias

Jefferson Lemos
Cariocas e turistas estão aproveitando a água cristalina nas praias de Botafogo, Flamengo e Glória. Boletins consecutivos do Inea indicam melhora expressiva na qualidade da água (Marcelo Regua/Palácio Guanabara))

Aquele cenário paradisíaco que parecia distante está cada vez mais perto. Graças às ações do Governo do Rio, as praias de Botafogo, Flamengo e Glória estão voltando a brilhar! O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tem registrado uma melhora significativa na qualidade da água, fruto de investimentos em saneamento, redes pluviais e infraestrutura.

O trabalho não para: a Baía de Guanabara está sendo monitorada de perto, com análises feitas em 119 pontos, especialmente nas saídas de rios e canais. E os resultados já estão aparecendo! Só entre 2021 e 2022, a Praia de Botafogo teve uma redução impressionante de 90% nos níveis de coliformes fecais. Em 2024, bateu recorde e alcançou seu melhor índice de balneabilidade desde 2007: 26,3%.

“A recuperação das praias é resultado de ações integradas de saneamento, infraestrutura e fiscalização, que visam garantir condições adequadas para lazer e preservação ambiental.
Os números apresentados reforçam o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a melhoria da qualidade de vida e revitalização dos espaços públicos de lazer”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Cláudio Castro exalta turismo do Rio em Dubai: “Estamos de volta ao centro do mundo”

Cláudio Castro lança campanha com Renato Aragão para celebrar investimento de R$ 1 bi na Cultura

Moradores também comemoram essa nova fase. Sérgio Augusto Cisne Conde, que vive na região, está animado: “Antes só tinha óleo e lixo, agora a água está limpa. A natureza está voltando, e a gente também!” Já Ana Lúcia da Conceição, vendedora e mãe, viu um vídeo da filha mostrando a praia própria para banho e correu para conferir pessoalmente. “Foi um presente ver a água limpa e tranquila!”, celebrou.

E a Baía de Guanabara também está no foco! Em 2023, foram instaladas 17 ecobarreiras que evitam que cerca de 1,2 tonelada de lixo chegue às águas. Em 2024, o Inea intensificou a fiscalização, realizando 150 vistorias e aplicando 172 autuações por danos ambientais. Indústrias, estaleiros e até o Porto do Rio estão na lista dos fiscalizados.

O trabalho continua, mas uma coisa já é certa: o cenário está mudando, e os cariocas estão mais perto do que nunca de curtirem um verdadeiro paraíso na Cidade Maravilhosa!

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress