Com mais de 13 milhões de habitantes e enfrentando desafios críticos em mobilidade, moradia e riscos ambientais, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro se prepara para um dos encontros mais estratégicos do ano: a 6ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada nos dias 11, 12 e 13 de agosto, na ExpoRio, Cidade Nova – Centro do Rio.
O evento reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais e especialistas para debater soluções estruturais e promover justiça territorial. As inscrições para o público geral, como observadores, estão abertas até o dia 8 de agosto, pelo link: Conferência Estadual das Cidades – Rio de Janeiro em Rio de Janeiro – Sympla.
Cidades em transformação: desafios e oportunidades
A conferência acontece em um momento decisivo para os municípios que compõem a região metropolitana — como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo e Magé — onde convivem profundas desigualdades sociais e iniciativas urbanas inovadoras.
“A conferência é um processo de construção coletiva para cidades mais humanas, resilientes e conectadas com as necessidades de quem vive nelas. É também uma oportunidade de fortalecer as políticas públicas e garantir que decisões sobre mobilidade, moradia e resiliência tenham a cara e a voz da população”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Mobilidade, moradia e clima no centro do debate
Durante as conferências municipais preparatórias, foram discutidas propostas para:
– Expansão e integração do transporte público
– Garantia do direito à moradia digna
– Adaptação das cidades às mudanças climáticas
– Fortalecimento da governança metropolitana
Também ganharam destaque temas como prevenção de desastres, ocupação planejada do território e valorização de instrumentos de gestão urbana.
Etapa estadual definirá representantes para conferência nacional
As propostas debatidas serão agora levadas à etapa estadual, onde serão selecionadas as que representarão o Rio de Janeiro na Conferência Nacional das Cidades. Além disso, serão eleitos os novos membros do Conselho Estadual das Cidades.
“A Região Metropolitana traduz o desafio e o potencial do nosso estado. Nossa missão é transformar esse debate em ações concretas, com a participação da população”, destacou Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades e presidente do Conselho Estadual das Cidades.