Milei anuncia articulação para bloco de direita na América do Sul

Jefferson Lemos
Segundo Milei, a região “acordou do pesadelo do socialismo” e vive uma virada ideológica (Divulgação)

O presidente da Argentina, Javier Milei, revelou neta semana em entrevista exclusiva à CNN en Español, que está em tratativas para criar um bloco de governos de direita na América do Sul. Segundo ele, a região “acordou do pesadelo do socialismo” e vive uma virada ideológica.

“Ainda não temos nome, mas há um grupo de dez países com os quais estamos trabalhando e vamos continuar avançando”, disse Milei ao âncora Andrés Oppenheimer.

O mandatário argentino afirmou que o socialismo é “uma farsa” usada por “foras da lei para tomar o poder e empobrecer a população”. Para Milei, o novo bloco teria como missão “abraçar as ideias de liberdade e enfrentar o câncer do socialismo em suas diferentes versões, seja o socialismo do século XXI ou o woke”.

Virada política na região

Com recentes vitórias da direita em países como Chile e Bolívia, a América Latina vive um equilíbrio inédito: seis governos de direita e seis de esquerda. Até 2023, a esquerda era maioria.

Relação com a China

Na entrevista, Milei também foi questionado sobre a relação comercial da Argentina com a China. Oppenheimer lembrou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incluiu em sua estratégia de segurança nacional o objetivo de reduzir a influência de Pequim na América Latina.

Milei respondeu que a diretriz americana se refere ao aspecto geopolítico, distinto do comercial. “São dimensões diferentes”, afirmou, sem detalhar se pretende rever os laços econômicos com o gigante asiático.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *