Luiz Claudio: ‘Vamos transformar nossa cidade em um lugar de oportunidades’

Jefferson Lemos

Dando sequência à série de entrevistas com os prefeitos campeões nas urnas, que se destacaram de alguma forma nas eleições e que assumirão o Executivo de suas cidades, o site COISAS DA POLÍTICA traz nesta quarta (11) um bate-papo com Luiz Claudio (Republicanos), eleito em Mangaratiba. As entrevistas da série serão publicadas em EDIÇÃO ESPECIAL da REVISTA COISAS DA POLÍTICA.

  • Nome completo: Luiz Claudio De Souza Ribeiro
  • Formação: Superior Incompleto
  • Naturalidade: Mangaratiba (RJ)
  • Partido: Republicanos

Aposta no turismo para desenvolver o município

Nascido em Mangaratiba (RJ), Luiz Claudio (Republicanos) já atuou na prefeitura como Secretário de Governo e Secretário de Finanças, tendo papel fundamental na gestão financeira do município durante a pandemia da COVID 19. Agora, retorna no comando do Executivo, cheio de ideias e projetos para colocar em prática.

Luiz Claudio já chega prometendo colocar a casa em ordem. Sua primeira medida será realizar uma auditoria completa nas contas do município, a fim de entender como está a real situação dos cofres públicos.

Mesmo antes de assumir o cargo, o prefeito eleito arregaçou as mangas e foi a Brasília buscar recursos. Luiz Claudio disse que voltou de lá com o compromisso de verbas para a aquisição de equipamentos para as unidades básicas de saúde e a futura policlínica que pretende construir na cidade.

“Também asseguramos verbas para a pavimentação de vias urbanas e a construção de um novo cais turístico, essenciais para alavancar o turismo e o transporte local”, acrescentou.

O prefeito eleito também disse que vai revisar o contrato com a Cedae, para garantir a execução de metas claras e fazer com que a água chegue à casa dos cidadãos e o esgoto seja tratado. “Caso os resultados não sejam alcançados, buscaremos meios legais para municipalizar parte das operações”, avisou.

O Turismo é uma de suas principais apostas para desenvolver ainda mais a cidade, que nos últimos anos tem atraído várias celebridades, artistas como Regina Casé e jogadores de futebol como Neymar.

“Podemos capitalizar essa presença promovendo campanhas de marketing que conectem a imagem da cidade à sustentabilidade, luxo e tranquilidade, além de criar parcerias com os famosos para apoiar projetos sociais e culturais”, propõe o prefeito eleito, prevendo um futuro de desenvolvimento econômico e maior qualidade de vida para a população.

Luiz Claudio garante que suas promessas de campanha não ficarão no papel e que pretende cumprir as metas de seu plano de governo. “Nosso plano é viável porque foi pensado com metas realistas e planejamento financeiro”, explicou. Confira a seguir:

COISAS DA POLÍTICA – Qual será sua primeira medida assim que assumir o governo? O que motivou a escolha?

LUIZ CLAUDIO – Minha primeira medida será realizar uma auditoria completa das contas do município para entender como estamos assumindo a administração. Também iremos avaliar cada equipamento da prefeitura para conhecer sua situação real. Essa organização inicial é essencial para governar com transparência, responsabilidade e dedicação, assegurando que todas as decisões futuras sejam bem fundamentadas e voltadas ao bem-estar da população.
Também vamos acelerar a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, com foco na construção de estações de tratamento de esgoto (ETEs) e ampliação do abastecimento de água nos distritos. Essa escolha foi motivada pela urgência em resolver problemas históricos de saneamento que afetam diretamente a qualidade de vida da população e comprometem o meio ambiente e o turismo local.

COISAS DA POLÍTICA – Antes mesmo de tomar posse o senhor já arregaçou as mangas e esteve no mês passado em Brasília, com seu vice, participando do Seminário de Novos Gestores, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na ocasião, aproveitou para estreitar laços com vários parlamentares e ministérios em prol de Mangaratiba. O que já conseguiu garantir de concreto para a cidade?

LUIZ CLAUDIO – Já garantimos o compromisso de recursos para a saúde, com a aquisição de equipamentos para as unidades básicas e a futura policlínica, além de um projeto para revitalização da orla da Praia do Saco. Também asseguramos verbas para a pavimentação de vias urbanas e a construção de um novo cais turístico, essenciais para alavancar o turismo e o transporte local.

COISAS DA POLÍTICA – Como várias outras cidades, Mangaratiba sofre com problemas de abastecimento de água. Além disso, tem zero esgoto tratado. Durante sua campanha, o senhor demonstrou intenção de municipalizar a gestão do abastecimento de água e o tratamento do esgoto. Como pretende promover essa mudança, se a prefeitura acabou de renovar a concessão com a Cedae por mais 24 anos?

LUIZ CLAUDIO – Nossa estratégia será revisar o contrato com a Cedae, garantindo a execução de metas claras para a ampliação da distribuição de água e implantação de ETEs. Caso os resultados não sejam alcançados, buscaremos meios legais para municipalizar parte das operações, priorizando soluções que atendam às necessidades da nossa população.

COISAS DA POLÍTICA – Durante sua campanha o senhor disse que a saúde em Mangaratiba precisa de uma reestruturação profunda para garantir um atendimento de qualidade e acessível a todos os cidadãos. O que está errado na área? Qual o diagnóstico e qual o remédio?

LUIZ CLAUDIO – A saúde em Mangaratiba sofre com falta de infraestrutura, escassez de profissionais e demora no atendimento. Nosso diagnóstico indica a necessidade de descentralizar o atendimento e modernizar as unidades existentes. Vamos criar uma policlínica de alta complexidade, investir na contratação de profissionais especializados e implementar sistemas de agendamento online para reduzir filas.

COISAS DA POLÍTICA – Seu plano de governo traz propostas para diversas áreas, como implantação de escolas bilíngues, instalação de uma policlínica, para atendimento de alta complexidade, criação de cursos técnicos e profissionalizantes, entre muitas outras. Em quatro anos dá para tirar todas elas do papel? E o que dá para sair nos 100 primeiros dias?

LUIZ CLAUDIO – Nosso plano é viável porque foi pensado com metas realistas e planejamento financeiro. Nos 100 primeiros dias, focaremos na criação do projeto executivo da policlínica, lançamento do programa de capacitação profissional e reforma inicial de escolas para adaptação ao que propomos em nosso plano de governo.

COISAS DA POLÍTICA – Como deputado, o senhor apresentou e aprovou na Alerj projeto que torna a cidade de Mangaratiba a capital estadual do turismo de natureza. Como o senhor vê o potencial turístico da cidade? Vem sendo explorado de forma adequada ou há muito ainda a ser feito?

LUIZ CLAUDIO – Mangaratiba tem um potencial turístico imenso, mas subaproveitado. Precisamos investir em infraestrutura para acesso aos atrativos naturais, criar roteiros integrados e capacitar nossa população como anfitriãs do turismo. A promoção de eventos culturais e esportivos também será uma prioridade.

COISAS DA POLÍTICA – Mangaratiba, aliás, está se tornando destino de famosos que buscam refúgio em meio a muito verde, tranquilidade e luxo, como o jogador Neymar e a influenciadora Virgínia. Outros jogadores de futebol como Thiago Silva e Gabriel Jesus também têm terrenos na região, que ainda abriga os atores Regina Casé, Adriana Esteves e Vladimir Brichta, só para citar alguns. Na sua opinião, o que tem atraído tanta celebridade para a cidade? E como atrelar e capitalizar essa presença de famosos junto à imagem do município?

LUIZ CLAUDIO – Mangaratiba atrai celebridades pela combinação única de belezas naturais, privacidade e proximidade do Rio de Janeiro. Podemos capitalizar essa presença promovendo campanhas de marketing que conectem a imagem da cidade à sustentabilidade, luxo e tranquilidade, além de criar parcerias com os famosos para apoiar projetos sociais e culturais.

COISAS DA POLÍTICA – Não apenas celebridades do esporte e artistas estão de olho na cidade, mas também políticos. O ex-presidente Jair Bolsonaro e familiares, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apoiaram sua campanha. Como o senhor analisa essa aliança? Foi fundamental para a sua vitória nas urnas?

LUIZ CLAUDIO – Essa aliança foi importante para ampliar o alcance da nossa mensagem e fortalecer nosso compromisso com a população. No entanto, a verdadeira chave para a vitória foi a confiança depositada por cada eleitor em nosso projeto, construído para atender às demandas reais de Mangaratiba.

COISAS DA POLÍTICA – Com uma diferença de apenas 125 votos, o senhor conseguiu vitória histórica nas urnas, mas que provocou a ira de seu adversário, que atribuiu o resultado a supostas transferências irregulares de títulos eleitorais. O senhor já afirmou que antes do pleito o Ministério Público Eleitoral (MPE) indeferiu 1,4 mil pedidos de transferência. E, com isso, seu adversário estaria colocando em xeque, na realidade, o trabalho da Justiça Eleitoral. Como o senhor analisa atitude. É choro de perdedor?

LUIZ CLAUDIO – A democracia se constrói com respeito às instituições. O resultado das eleições reflete a vontade popular e foi confirmado por um processo eleitoral transparente. Qualquer questionamento sem base só enfraquece a confiança nas instituições e desvia o foco do trabalho que precisamos fazer.

COISAS DA POLÍTICA – Que mensagem o senhor deixa para a população de Mangaratiba? O que ela pode esperar de seu governo?

LUIZ CLAUDIO – Quero agradecer pela confiança e reafirmar meu compromisso de governar com transparência, responsabilidade e dedicação. Mangaratiba pode esperar um governo que escuta, trabalha e entrega resultados. Juntos, vamos transformar nossa cidade em um lugar de oportunidades e qualidade de vida para todos.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress