Dando sequência à série de entrevistas com os vereadores campeões, que se destacaram de alguma forma nas eleições e que assumirão uma cadeira no Legislativo de suas cidades, o site COISAS DA POLÍTICA traz neste dominmgo (17) um bate-papo com Thamires Rangel (PMB), eleita para a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. As entrevistas da série serão publicadas na EDIÇÃO ESPECIAL de novembro da REVISTA COISAS DA POLÍTICA.
- Nome completo: Thamires Rangel
- Naturalidade: Campista
- Formação: Cursando o ensino médio. Pretende iniciar o curso superior
- Partido político: PMB
‘Reino dividido não prospera’
Eleita em Campos dos Goytacazes, Thamires Rangel é a vereadora eleita mais jovem do Brasil. É também a segunda vereadora mais votada na cidade e a única mulher eleita para uma das 25 cadeiras da Câmara Municipal. Mas apesar da pouca idade, ela já acumula experiência política, tendo acompanhado o pai, Thiago Rangel (PMB) em seus mandatos como vereador e atualmente como deputado estadual.
“Foi uma experiência muito rica de grande aprendizado”, afirma a jovem, acrescentando que essa vivência a fez se aprofundar no entendimento das imensas diferenças sociais que assolam a população de Campos dos Goytacazes.
“Em nossa cidade a grande maioria não tem acesso à melhores oportunidades e muitas vezes acaba condenada a uma vida de extrema dificuldade”, lamenta Thamires Rangel, que entre suas principais propostas está o combate às desigualdades através do desenvolvimento de políticas públicas comprometidas com o primeiro emprego dos jovens e a permanente qualificação profissional.
“A assistência precisa ser acompanhada do esforço pela emancipação dos beneficiados,
os quais precisam ingressar no mercado de trabalho e conquistar autonomia, independência e dignidade”, defende a vereadora eleita, que vê, ainda, a necessidade de valorizar a atribuição fiscalizatória dos vereadores em relação às políticas públicas implementadas pelo prefeito. “Há muito a ser aperfeiçoado”, adianta.
A respeito da polarização, Thamires Rangel diz que o mais importante é o bem estar da população.
“Precisamos buscar as melhores oportunidades para a cidade. Seja junto ao governo estadual ou junto ao governo federal. Nossas necessidades são mais importantes do que os rótulos…”. Confira a seguir:
COISAS DA POLÍTICA – O que a levou a entrar para a política? Poderia resumir a sua trajetória?
THAMIRES RANGEL – Até pela minha idade (completei 18 anos), foi a primeira vez que concorri ao cargo eletivo. Posso, porém, afirmar que não foi o início do meu contato com o meio politico. Tive a oportunidade de acompanhar a campanha e eleição do meu pai, o deputado Thiago Rangel, para vereador em 2020, e depois o exercício do mandato de vereador em 2022, além da vitoriosa campanha para deputado estadual. Todo esse momento em que estive presente, tendo contato direto com a população campista, foi uma experiência muito rica, de grande aprendizado.
Esse processo foi também a oportunidade de me aprofundar no entendimento das imensas diferenças sociais a que está submetida a população de Campos dos Goytacazes. Em nossa cidade a grande maioria não tem acesso à melhores oportunidades e muitas vezes acaba condenada a uma vida de extrema dificuldade.
Foi observando como essa constatação se aplica a cada família que foi despertado em mim o desejo de mudança, me fez iniciar uma busca por uma Campos com mais oportunidades para a maioria do seu povo, em que os governantes tivessem compromisso real e efetivo com as pessoas, em especial as que mais precisam.
Quando o grupo político me escolheu para ser candidata a vereadora, me senti extremamente honrada e tive a convicção de que teria um papel a desempenhar.
COISAS DA POLÍTICA – Quais as principais pautas que pretende trabalhar em seu mandato?
THAMIRES RANGEL – Acredito que o mandato parlamentar precisa ser exercido mantendo extrema proximidade com a população. Deve ser como uma ponte entre as necessidades dos cidadãos e o poder público. Conforme vislumbro as imensas diferenças sociais na cidade, pretendo me dedicar à assistência social, porém com a necessária compreensão de que a assistência precisa ser acompanhada do esforço pela emancipação dos beneficiados, os quais precisam ingressar no mercado de trabalho e conquistar autonomia, independência e dignidade.
Para isso, a cidade precisa oferecer oportunidades de formação e trabalho.
Nesse aspecto, considero ainda essencial o desenvolvimento de políticas públicas comprometidas com o primeiro emprego dos jovens e a permanente qualificação profissional.
Enfim, mais importante do que a assistência social receber grandes demandas, é devolver cidadãos autônomos que não tenham que se preocupar com a sobrevivência, mas com sua vivência, ao passo que cumprem o seu exercício para o crescimento e desenvolvimento da cidade.
Nesse sentido, precisamos valorizar também a atribuição fiscalizatória dos vereadores em relação às políticas públicas implementadas pelo prefeito. Há muito a ser aperfeiçoado….
COISAS DA POLÍTICA – Deixando a política de lado, a que outras atividades costuma se dedicar? O que gosta de fazer, por exemplo, em suas horas vagas ou de lazer?
THAMIRES RANGEL – Sou uma jovem de 18 anos que como qualquer outra busca conviver com colegas e amigos, que curte eventos na área cultural, de esporte e lazer. Acredito que num mundo em que cada vez mais as pessoas convivem por intermédio das telas de computadores, nada substitui os bons instantes, as boas companhias, as emoções e risadas que para sempre ficarão guardadas.
A convivência em família também é um privilégio que precisamos sempre aproveitar.
Também me realizo nas atividades físicas e esportivas – são importantes não apenas para a saúde física, mas nos tempos atuais, até para a saúde mental.
E é claro, dedico muito esforço aos estudos para me tornar sempre uma melhor versão de mim mesma e alcançar meus objetivos de vida.
No fundo, acredito que sou uma jovem com muitos sonhos e desejos, além de muita vontade e disposição de realizar….
COISAS DA POLÍTICA – Diante da polarização que tomou conta do País, de que lado você se considera? Direita ou esquerda? E você avalia que a direita e a esquerda estão cumprindo bem os seus papéis?
THAMIRES RANGEL – Acredito que essa polarização precisa ser superada. Reino dividido não prospera, nosso país não pode ser refém dessa circunstância. Para além dos rótulos (direita e esquerda), Campos precisa lidar com o atual governo estadual e com o atual governo federal.
Não podemos abrir mão do apoio de nenhum dos dois. Precisamos ter compromisso com as necessidades da cidade e do seu povo.
Então, acredito que precisamos buscar as melhores oportunidades para a cidade. Seja junto ao governo estadual ou junto ao governo federal.
Nossas necessidades são mais importantes do que os rótulos…