Dando sequência à série de entrevistas com os vereadores campeões, que se destacaram de alguma forma nas eleições e que assumirão uma cadeira no Legislativo de suas cidades, o site COISAS DA POLÍTICA traz nesta quinta (28) um bate-papo com Vaguinho (PL), eleito para a Câmara Municipal de Cabo Frio. As entrevistas da série serão publicadas na EDIÇÃO ESPECIAL de novembro da REVISTA COISAS DA POLÍTICA.
- Nome completo: Vagne Azevedo Simão
- Naturalidade: Cabo Frio
- Formação: Ensino fundamental.
- Partido político: PL
A entrega dos serviços públicos muda a vida das pessoas
Campeão nas urnas em Cabo Frio, Vaguinho (PL) foi o vereador mais votado de toda a história da cidade, obtendo 6.060 votos nestas eleições. Com os respaldo dos números, parte para seu mandato cotado para assumir a presidência da Casa.
Criado na zona rural, Vaguinho é cristão e defensor dos valores da família. Mas embora se considere um conservador cujos valores se aproximam da direita, questiona a forma como a polarização vem sendo conduzida no país.
“Tirando algumas exceções, acredito que tanto políticos de direita como de esquerda, atualmente, não têm cumprido bem o seu papel”.
Uma das de suas prioridades na próxima legislatura será a fiscalização, já avisou.
“A fiscalização na entrega dos serviços públicos de qualidade, seja em qual área for, será uma pauta minha, pois pude ver na minha atuação no estado, enquanto executor de politicas públicas, o quanto essas entregas essenciais mudam a vida das pessoas”, disse o vereador eleito, que já foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em seu mandato anterior, Vaguinho se destacou, entre várias outras atuações, na CPI do Hospital da Mulher. Como relator, ajudou a implementar mudanças significativas na unidade a partir do relatório final dos trabalhos da comissão. Confira a seguir:
COISAS DA POLÍTICA – O que o levou a entrar para a política? Poderia resumir a sua trajetória?
VAGUINHO – Tornei-me vereador de Cabo Frio, a primeira vez, no mandato de 2017-2020. Depois fui assumir a função de chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e inovação de 2021 até 2024. E nessas últimas eleições, fui o vereador mais votado da história da cidade de Cabo Frio com 6 mil votos.
COISAS DA POLÍTICA – Quais as principais pautas que pretende trabalhar em seu mandato?
VAGUINHO – Acredito que a fiscalização na entrega dos serviços públicos de qualidade, seja em qual área for, será uma pauta minha, pois pude ver na minha atuação no estado, enquanto executor de politicas públicas, o quanto essas entregas essenciais mudam a vida das pessoas.
COISAS DA POLÍTICA – Deixando a política de lado, a que outras atividades costuma se dedicar? O que gosta de fazer, por exemplo, em suas horas vagas ou de lazer?
VAGUINHO – Eu fui criado na zona rural. Me considero um homem do campo. Gosto de andar à cavalo, mexer com animais e conversar com as pessoas. Também gosto de dividir esses momentos de lazer com a minha família.
COISAS DA POLÍTICA – Diante da polarização que tomou conta do País, de que lado você se considera? Direita ou esquerda? E você avalia que a direita e a esquerda estão cumprindo bem os seus papéis?
VAGUINHO – Eu me considero um politico conservador, cristão e que defende a pauta da família, da entrega de serviços públicos de qualidade. Do senso comum do que é a direita e a esquerda, acredito que as minhas pautas e valores se aproximam mais da direita. Mas tirando algumas exceções, acredito que tanto políticos de direita como de esquerda, atualmente, não têm cumprido bem o seu papel. Não vejo uma população satisfeita.