Cecília Cabral: ‘Eu estou nas ruas, nas casas, nas escolas’

Jefferson Lemos

Dando sequência à série de entrevistas com os vereadores campeões, que se destacaram de alguma forma nas eleições e que assumirão uma cadeira no Legislativo de suas cidades, o site COISAS DA POLÍTICA traz neste sábado (30) um bate-papo com Cecília Cabral (Avante), reeleita para a Câmara Municipal de Mangaratiba As entrevistas da série serão publicadas na EDIÇÃO ESPECIAL de novembro da REVISTA COISAS DA POLÍTICA.

  • Nome completo: Cecília Ribeiro Cabral
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Formação: Professora, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Altas Habilidades, Pós Graduação em Educação da Cultura Afro-brasileira
  • Partido: Avante

Educação, Cultura, Assistência Social e muito mais

Reeleita com 835 votos para seu quarto mandato consecutivo, Cecília Cabral (Avante) continuará sendo a única mulher, entre os 13 vereadores, a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Mangaratiba. Fato que não a impediu de já ter ocupado a vice-presidência da Casa Parlamentar.

Experiência é o que não falta à vereadora reeleita. Ao longo de seus mandatos recebeu várias homenagens e ocupou cargos relevantes na administração pública. Cecília Cabral foi presidente da Fundação de Cultura e secretária de Assistência Social, função que exerceu por oito anos e que lhe rendeu vários prêmios por sua brilhante gestão.

Para a próxima legislatura, diz que vai continuar atuando nas mais variadas áreas, com destaque para a assistência social, a cultura e também a educação.

Além disso, ela afirma que continuará sua luta pela garantia dos direitos da mulher, da criança e do adolescente, da pessoa com deficiência e dos idosos.

Sobre a polarização que tomou conta do país, Cecília Cabral se considera de esquerda. Diz que não poderia ser diferente, pois conhece a realidade nas ruas, nas casas e nas escolas. “É a linha que mais me identifico, sem radicalismo”, destacou. Confira a seguir:

COISAS DA POLÍTICA – O que a levou a entrar para a política? Poderia resumir a sua trajetória?

CECÍLIA CABRAL – É a quarta vez consecutiva que me candidato ao cargo de vereadora, fui eleita todas as vezes. Sendo nesses quatro mandatos a única mulher entre 13 vereadores. Fui primeira secretária por dois mandatos e vice-presidente da Câmara por um mandato. Fui agraciada com três condecorações e agora em dezembro, será a quarta premiação.

COISAS DA POLÍTICA – Quais as principais pautas que pretende trabalhar em seu mandato?

CECÍLIA CABRAL – Ao longo dos meus mandatos tenho atuado em diversas áreas, porém as que mais se destacam são a Assistência Social, que fui secretária por oito anos, desenvolvi muitos projetos e ganhei três prêmios nacionais no cargo. A Educação, onde sou professora, pedagoga, pós-graduada em Ed. Da Cultura Afro-Brasileira. A Cultura, na qual fui presidente da Fundação de Cultura, desenvolvi vários projetos e inaugurei diversos espaços. E a garantia dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, da Pessoa com Deficiência, dos Idosos e dos Direitos Humanos em geral.

COISAS DA POLÍTICA – Deixando a política de lado, a que outras atividades costuma se dedicar? O que gosta de fazer, por exemplo, em suas horas vagas ou de lazer?

CECÍLIA CABRAL – Nas minhas horas de lazer o que mais gosto é de estar com a família e amigos próximos, andar à cavalo e o mar que é minha paixão.

COISAS DA POLÍTICA – Diante da polarização que tomou conta do país, de que lado você se considera? Direita ou esquerda? E você avalia que a direita e a esquerda estão cumprindo bem os seus papéis?

CECÍLIA CABRAL – Me considero de esquerda, independentemente do partido, pois quem trabalha na ponta, com as pessoas necessitadas, aquelas que mais precisam das políticas públicas, é impossível seguir outro caminho. Nos meus 38 anos de servidora pública tenho acompanhado a diferença dessas duas vertentes no tocante aos atendimentos públicos. Sei que muitos podem discordar, respeito, mas muitos veem o que a mídia mostra. Eu estou nas ruas, nas casas, nas escolas, na gestão dos recursos destinados à este fim e é nítida a diferença. Por tudo isso, pela empatia aos que mais precisam, é a linha que mais me identifico, sem radicalismo, sem extremismo, respeitando as opiniões alheias, mas certa das minhas convicções de SERVIDORA.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress