Para Eduardo Paes, candidato de Lula, as eleições municipais de 2024 não vão ser aquela moleza que ele anda pregando por aí.
A mais recente pesquisa Atlas Intel aponta que o Rio de Janeiro terá segundo turno.
De acordo com o levantamento, Eduardo Paes (PSD) tem 36,2% das intenções de voto, seguido por Alexandre Ramagem (PL), com 19,1%, o preferido de Bolsonaro.
Em seguida vem Tarcísio Motta (PSOL), com 17,8%, Otoni de Paula (MDB) com 6,9%, e Pedro Duarte (NOVO) com 2,5%.
Apesar de aparecer na frente, os números para Eduardo Paes não parecem muito animadores, visto que nenhum dos outros candidatos começou a fazer campanha para prefeito, enquanto o prefeito do Rio surge na mídia diariamente, como natural postulante à reeleição.
Votos brancos e nulos somam 11,3%, o que também mostra uma parcela considerável do eleitorado ainda indecisa. Além disso, 6,1% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Já em votos válidos, todos crescem, mas Paes ainda assim fica distante de vencer no primeiro turno, alcançando 43,9%, contra 23,1% de Ramagem e 21,6% de Tarcísio.
Em seguida aparecem Otoni de Paula, com 8,4% e Pedro Duarte, com 3%.
O levantamento ouviu 800 eleitores entre 25 e 30 de dezembro de 2023.
A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é 95%.
Os entrevistados foram recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).
Imagem Edudardo Paes/Tânia Rêgo/Agência Brasil