Deputados da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aprovaram nesta quarta-feira (6/3) o Projeto de Resolução 626/24, que concede a Medalha Tiradentes ao auxiliar de logística Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, de 20 anos.
O jovem ficou conhecido como ‘Herói da Baixada’ após salvar uma mulher com seus dois filhos durante uma enxurrada em Nova Iguaçu. A mãe e as crianças foram retiradas do carro momentos antes dele ser levado pela correnteza.
A homenagem é de autoria original dos deputados Felipinho Ravis (Solidariedade) e Átila Nunes (PSD). Durante a votação, Felipinho Ravis ocupou o plenário para pedir obras de infraestrutura para a Baixada Fluminense, que sofre com constantes enchentes, como a enfrentada pela mulher com os filhos.
“A homenagem é dedicada ao ato de heroísmo de Marcos. O mundo precisa de pessoas com o coração disponível, empatia e abnegação. Ele colocou em risco a sua própria vida naquelas condições tão adversas”, disseram os autores da proposta.
Também assinam o projeto como coautores os deputados Carlos Minc (PSB), Elika Takimoto (PT), Fred Pacheco (PMN) e Martha Rocha (PDT).