O deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) protocolou um projeto de lei na Alerj para tentar aumentar o policiamento nas ruas. O texto autoriza o governo a usar de forma voluntária agentes de segurança pública aposentados e da reserva remunerada no Proeis e no RAS.
A proposta surge em um momento crítico de escalada da violência no Rio, que resultou no deslocamento de agentes de segurança de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí para a Zona Sul da capital, deixando estas três cidades com menos policiamento nas ruas. O próprio secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, admite déficit de 25 mil policiais civis e militares.
¨O aumento do efetivo da segurança pública, com a presença de mais agentes nas ruas, sem dúvida, é um dos caminhos para combatermos a criminalidade e trazermos de volta a tranquilidade que os cidadãos de bem tanto desejam. Mesmo tendo cumprido anos de serviços, muitos policiais ainda são capazes de contribuir, desde que voluntariamente, para garantir mais segurança à população fluminense¨, ressalta Rosenverg Reis.