O governador Cláudio Castro sancionou, nesta terça-feira (10), o projeto de lei n° 3424/2024, de autoria da deputada Célia Jordão, que declara o Projeto Unicirco como Patrimônio Cultural, Artístico e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
O Instituto Unicirco Marcos Frota é um sistema aberto de educação que tem como eixo milenar a arte circense. Fundado em 1995, tem sede no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, o principal parque do Rio de Janeiro.
“A organização é um verdadeiro centro de excelência para o desenvolvimento técnico e artístico das artes circenses e resgata o vigor deste segmento no Brasil, oferecendo novas oportunidades de aprendizado a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, explicou Célia Jordão.
Considerado prestação de serviço público por meio da arte e da educação, o Unicirco é uma referência nacional e, atualmente, conta com 8 núcleos pedagógicos e mais de 1.500 alunos participantes.
O ator Marcos Frota agradeceu a deputada Célia Jordão pela iniciativa. “Muito relevante o reconhecimento do Unicirco como patrimônio cultural do Rio. Isso joga luz em um projeto sério, necessário para todos os envolvidos e consolida a Universidade Livre do Circo – Unicirco como um programa artístico com atitude social”, comemorou o fundador do projeto.
O Unicirco realiza oficinas artísticas de inclusão social, oficinas de formação artística para talentos selecionados e espetáculos para o grande público. “Tudo isso proporciona aos participantes a descoberta e o desenvolvimento de suas habilidades e a formação de seu caráter e personalidade, transmitindo valores como respeito, disciplina, companheirismo e solidariedade”, afirmou a deputada.
O Instituto desenvolve também projetos que compreendem capacitação, profissionalização, pesquisa, produção de espetáculos e mobilização de grande público.