Nesta terça (15) o deputado federal General Pazuello (PL) esteve reunido com o recém-eleito prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis (MDB), e o comandante do 3° CPA, coronel PM Alexandre, no Centro de Comando Integrado (CCIC) da cidade.
Durante o encontro, o deputado destacou a importância do engajamento, coordenação e integração entre as forças de segurança e o município para fortalecer a segurança pública na região. A pauta central foi a Coordenação Operacional Integrada, com foco no fortalecimento da atuação conjunta e na adoção de estratégias que otimizem recursos e operações de segurança.
Efetivo mínimo
O General Pazuello também apresentou o Projeto de Lei 2048/2024, de sua autoria, que trata do dimensionamento do efetivo das forças de segurança pública no Brasil. O projeto propõe a definição de três níveis de efetivo: mínimo, recomendado e ampliado, com o objetivo de garantir eficiência e melhorar a prestação dos serviços de segurança à população.
Mudança no CCIC
O deputado sugeriu ainda uma mudança no funcionamento do CCIC, propondo que o espaço seja transformado em um Centro de Coordenação Operacional, de forma a incluir um maior número de atores estratégicos no processo decisório e nas operações integradas.
O encontro reforçou o compromisso do deputado com a segurança pública e o município de Duque de Caxias, sempre em busca de soluções que proporcionem resultados práticos e efetivos para a população.