De grão em grão a oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados vem conquistando assinaturas para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a atuação da agência Mynd8 nas redes sociais. Segundo o deputado federal Carlos Jordy (PL), um dos principais articuladores em favor da CPI, já foram coletadas 121 assinaturas e faltam apenas 50 para garantir a sua instauração.
A empresa de entretenimento, responsável por fazer a conexão entre marcas a perfis, artistas e influenciadores, é acusada pela oposição de fazer uma pesada articulação favorável ao presidente Lula nas últimas eleições e de promover campanhas de cancelamento.
Além disso, alguns dos perfis estariam envolvidos em escândalos relacionados à fake news, de conteúdo político ou não, como o caso da Choquei, que culminou no suicídio de uma jovem de 22 anos.
Mas apesar da disposição da oposição, há um certo receio de alguns, que a CPI acabe controlada pela bancada do governo e que, no fim, o relatório aponte para a necessidade de censura das redes sociais. Mas isso é um problema para ser resolvido depois…