Um novo Projeto de Lei em trâmite na Alerj quer permitir que débitos de tributos, taxas e multas de veículos automotores possam ser quitados durante abordagens por autoridades de trânsito em operações nas vias.
A proposta estabelece que, depois que o pagamento for efetuado, não será permitida retenção, recolhimento ou apreensão do veículo, exceto se a autoridade fiscalizadora identificar a ocorrência de outras hipóteses de recolhimento ou apreensão.
O PL, que já foi aprovado na principal Comissão da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é de autoria dos deputados Giovani Ratinho (Solidariedade), Rafael Nobre (União Brasil), TH Jóias (MDB), Val Ceasa (PRD) e Valdecy da Saúde (PL).
Os parlamentares justificam que o objetivo da proposta é reduzir a inadimplência dos tributos e, consequentemente, a retenção dos veículos para os pátios dos órgãos públicos.
O Projeto prevê ainda que as autoridades de trânsito deverão informar aos motoristas, no momento da abordagem, sobre os débitos ativos, e receberão o pagamento via pix, cartão de crédito ou débito.
A proposta está sendo analisada entre as demais Comissões da Alerj antes de ir à votação em Plenário.